Ferramentas de IA que Vão Aumentar Sua Produtividade

IA

Descubra como automações inteligentes podem transformar tarefas repetitivas e otimizar sua rotina corporativa, mesmo sem conhecimento técnico avançado.

A inteligência artificial tem transformado o ambiente corporativo, ajudando empresas a automatizar processos, tomar decisões mais rápidas e aumentar a produtividade. Imagine que você está sobrecarregado com e-mails repetitivos. Ferramentas como Grammarly e ChatGPT podem agilizar esse processo.

Para o dia a dia no trabalho corporativo, onde muitas vezes surgem tarefas longas, repetitivas e morosas, podemos encontrar uma variedade de ferramentas que utilizam IA para automatizar processos, melhorar resultados, expandir possibilidades e auxiliar na criatividade.

É de grande importância que se tenha em mente que a Inteligência Artificial é um meio, não um fim. Essas ferramentas têm o objetivo de ajudar e melhorar a produtividade de tarefas que exigem um objetivo claro e entregável.

  1. Grammarly

Ideal para a correção de e-mails e documentos, oferecendo sugestões de escrita claras e ajustes de tom para uma comunicação mais eficaz.

  1. Notion AI

Uma extensão do Notion, essa ferramenta pode ajudar a organizar rotinas, criar resumos automáticos de reuniões, gerar roteiros de trabalho e até automatizar algumas tarefas administrativas.

  1. Zapier

Automatiza tarefas simples, como integração de dados entre diferentes aplicativos, agendamento de eventos ou envio de e-mails. Não é necessário saber programar para configurar automações básicas.

  1. Microsoft Copilot (Office 365)

Integrado ao Microsoft 365, o Copilot usa IA para sugerir conteúdos, redigir e-mails, gerar insights de dados no Excel e até auxiliar na preparação de apresentações no PowerPoint

  1. Trello com Butler (Automação de Fluxos de Trabalho)

Para criar automações simples, como mover cartões, atribuir tarefas ou ajustar prazos, o Butler no Trello oferece soluções práticas, sem a necessidade de programação.

  1. TextExpander

Para quem escreve muitos e-mails ou relatórios repetitivos, o TextExpander armazena trechos de texto prontos, que podem ser inseridos em um clique, poupando tempo em redação.

  1. Scribe

Essa ferramenta automatiza a criação de tutoriais e manuais. Ao realizar uma tarefa no computador, o Scribe documenta automaticamente o processo e cria um guia passo a passo com imagens.

  1. Microsoft Power Automate

Utiliza IA para automatizar fluxos de trabalho entre diferentes aplicativos. É ideal para automatizar tarefas repetitivas e melhorar a eficiência em relatórios e gerenciamento de dados.

  1. ChatGPT (OpenAI)

Para gerar ideias, redigir e-mails, criar esboços de relatórios e responder dúvidas complexas. Ele pode ser utilizado para resumir informações e encontrar soluções criativas para problemas do dia a dia.

  1. Claude (Anthropic)

Um chatbot de IA que oferece assistência em tarefas como redação de e-mails, criação de documentos, e até mesmo análise de dados simples. Ele é projetado para ser mais seguro e focado em fornecer respostas diretas.

Essas ferramentas são simples de implementar e extremamente úteis para um analista que quer otimizar seu tempo, organizar rotinas e automatizar tarefas diárias, mesmo sem um conhecimento avançado de tecnologia.

Quer otimizar ainda mais seu dia a dia corporativo? Fique de olho no TechTendências!


Veja também: A Plataforma para Descobrir Ferramentas de Inteligência Artificial